twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Habilidade em 3d&t (parte 4 de 4)

Tendo em vista essas 3 análises de combate e vimos que um personagem com habilidade 5 leva uma vantagem superior contra um personagem super forte e lerdo. O personagem equilibrado consegue representar um perigo maior contra o super habilidoso, obrigando-o a usar todo o seu poder para derrotá-lo. O personagem super forte e lerdo ficou em desvantagem contra os dois oponentes. Isso significa que esse sistema é injusto? Afinal de contas eles foram criados com a mesma quantidade de pontos, portanto devem ter o mesmo poder de combate. A resposta é... NÃO!
No manual 3d&t alpha está escrito na página 1d+13, “Isso nem sempre é verdade — mas, quanto mais pontos são usados para se fazer um personagem, mais poderoso ele será”. Podemos ter dois personagens com a mesma quantidade de pontos e nstreet_fighterão ser equivalentes em poder, pois o personagem pode gastar pontos em perícias ou vantagens que não ajudam diretamente na batalha. Além de que no manual na página 1d+23 diz que habilidade é “A mais importante das características — não recomendamos que nenhum personagem jogador tenha menos de 2 pontos nela.”, ou seja, nosso personagem fortão com H1 é pra ser um péssimo lutador mesmo, pois habilidade representa seu treinamento em combate. Com habilidade 1 o personagem representa um típico Ogro matador de urso do que super lutadores de artes marciais treinados para o combate épico. Para deixar nosso Zangief competitivo que tal uma habilidade 2? Com certeza daria muito mais problemas para os seus oponentes.
Mas o personagem equilibrado? Ainda está em desvantagem contra o super habilidoso, mesmo tendo FA e FD em média maiores do que ele. Sim, mas perceba que não coloquei nenhuma desvantagem para ganhar mais pontos e fazer uma combinação melhor do que a combinação H5 + Ataque Especial + Ataque Múltiplo. Que tal adicionar no equilibrado as vantagens Pontos de Vida Extra e Energia Extra assim derrotara o rapidinho pelo cansaço, ou se não trocar os pontos em força por poder de fogo e comprar vantagens Aceleração e tiro Teleguiado para o ataque especial, o que adiantará a chutadora não poder alcançar o cara que se move em dobro e ataca de longe. Que tal, se o mestre permitir, comprar a vantagem Armadura Extra contra o tipo de dano que o habilidoso desfere, praticamente irá anular o dano dele. Portanto, se for jogar uma aventura do tipo Street Fighter, Mortal Kombat, The King of Fighters, não tenha medo de usar o 3D&T! Não existe um jeito de um personagem se tornar invencível, sempre terá combinações de vantagens e atributos que o derrotarão! Igual Pokémon, se você tem um Pokémon de fogo vai vir alguém com Pokémon de água!
Além de todos esses argumentos existe o fator contexto da história em que os personagens estão jogando e que RPG ainda é um jogo de sorte. Imagine os personagens em um torneio em que eles estão nas oitavas de finais e as lutas serão seguidas, será que seria uma boa idéia o personagem super habilidoso gastar muita energia no primeiro combate para derrotar seu oponente em um único turno sastreetfighter_ii_victory bendo que haverá mais 3 lutas? Para dar os seus golpes, esquivar e defender você ainda deve rolar dados, mesmo que em média o personagem mais habilidoso tenha mais chances contra o ogro, mas justo naquele torneio pra decidir o mais forte do mundo a esquiva falhou, o ogro tirou critico e a defesa saiu mínimia...
Mas habilidade ainda assim é muito vantajosa, vale muito mais a pena, pois me beneficia com poder de combate e ajuda nos testes de perícia. Não se esqueça que mesmo com habilidade alta você não consegue fazer testes difíceis se não houver a perícia, teste médios tem redutor de H-3! Não vale a pena ter H3, se especializar em uma perícia, podendo fazer coisas fáceis sem teste, tarefas média podendo tirar de 1 a 4, tarefa difícil 1 ao invés de ter H5 e para toda tarefa fácil ter fazer um teste e tirar 1-4, tarefa média 1-2 e tarefas difíceis impossíveis?
Para concluir, imagine essa situação: O grupo de pessoas super habilidosas H5 e pouco poder nas demais características (não sobrou muito pontos hehe) entraram em uma dungeon, e depois de vasculhar e de matar vários ogros lerdos encontram uma grande aposento de um poderoso Lich que acabara de levantar de seu sono! Eles percebem que enfrentar Lich é perigoso demais. Decidem fugir, porém o local por onde entraram há agora uma enorme rocha tampando a passagem, infelizmente ninguém tem força pra tirar a rocha do lugar. Um dos membros do grupo olha pra cima, percebe que há uma abertura e que com um tiro de uma flecha, machadinha ou qualquer outra coisa amarrada a uma corda poderia dar a chance para eles fugirem, mas infelizmente nenhum deles tem um Poder de Fogo elevado para ter tal alcance. Depois de pensarem um pouco no que iriam fazer, o Lich bravo com os intrusos lança uma magia sono em todos eles, infelizmente ninguém tem uma Resistência boa o suficiente e todos acabam dormindo, o Lich zangado vai dormir também. Um dos capangas Ogro do Lich tira a pedra da entrada e entra na sala (uau não tem mais pedra! Uma chance de escapar!), percebe que aqueles são os super heróis que invadiram o covil. Faminto, prepara pra atacar os heróis super habilidosos indefesos, infelizmente nenhum deles tem Armadura e quanto menos Pontos de Vida suficiente pra sobreviver aos ataques covardes do Ogro. O Ogro mata um por um, faz seu banquete e ganha a moral sobre os outros Ogros por ter vencido os heróis. FIM! Lembre-se, mesmo que você ainda não esteja convencido que habilidade não é super “apelona”, RPG é um jogo onde os jogadores devem formar uma equipe!
dgsfg

Nenhum comentário:

Postar um comentário